Prefeitura de Araçariguama adere a Campanha Strike Aedes em parceria com o Cioeste
Publicado em 08/02/2018

Para incentivar o combate ao mosquito da dengue (Aedys aegypt), a Prefeitura de Araçariguama em parceria com o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Departamento de Comunicação, realizou o lançamento oficial da campanha #StrikeAedes, na quinta-feira (08/02),no prédio da Biblioteca Municipal Odete Barros Mott.

A palestra que objetivou intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, contou com a presença de agentes vetores do setor de Vigilância Epidemiológica, gestores da Educação e membros de diversas secretarias e departamentos públicos, que puderam conhecer e acompanhar a Campanha #StrikeAedes. A ideia é que as Secretarias e Departamentos conscientizem toda população por meio de palestras e ações preventivas em combate ao mosquito.

O Aedes aegypti é o responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e o único modo possível de se evitar a transmissão das doenças é a eliminação do mosquito transmissor, combatendo focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Conheça a campanha #StrikeAedes

Promovida pelo Cioeste, a campanha #StrikeAedes tem como finalidade engajar jovens estudantes e a população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Nos meios digitais, a campanha aborda a importância do enfrentamento ao inseto e às doenças que transmite, a partir de um jogo online com registro de fotos, sendo que o app do game – chamado StrikeAedes – pode ser baixado pelo Google Play e pela App Store. Quem baixa o aplicativo se depara com um divertido quiz cultural, que apresenta 1.000 perguntas sobre história, geografia, cultura pop e saúde.

O público-alvo buscado é composto por jovens em idade escolar dos municípios paulistas de Osasco, Barueri, Itapevi, Cotia, Carapicuíba, Jandira, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e agora, em Araçariguama.

Os jogos valem pontos e os jogadores melhores posicionados no ranking semanal do game educativo que leva o nome da campanha, são premiados e é por meio das redes sociais que são anunciados os vencedores, de maneira a despertar maior interesse para a campanha e engajamento no combate ao Aedes aegypti, mote da iniciativa.

A Strike Aedes é um eixo complementar da Campanha de cidadania “Araçariguama Eu Amo- Eu cuido”, empenhada na promoção de uma cidade mais limpa e conservada, o principal objetivo é mobilizar e conscientizar os cidadãos araçariguamenses, em manterem as calçadas, terrenos e espaços públicos da cidade limpos, organizados e livres dos entulhos, lixos, e quaisquer objetos descartados em locais inapropriados