Passagens de ônibus foram reajustadas em todo Estado de SP nesta semana
Publicado em 09/01/2018

Diversos munícipios e o Governo de SP anunciaram, que a tarifa básica do transporte público coletivo por ônibus, trens e metrô passariam por reajustes a partir de 7 de janeiro.

A alteração no caso dos ônibus, trens e metrô paulista em 5,26% está abaixo da inflação acumulada desde o último reajuste, em janeiro de 2016. Nos últimos dois anos, o índice foi de 8,36%, de acordo com o IPC-Fipe.

Em Araçariguama, entrará em vigor à zero hora do próximo dia (15/01) - segunda-feira, a nova tarifa do transporte coletivo municipal, que passará de R$ 4,20 para R$ 4,35.

Diversos fatores contribuíram para a definição do novo valor segunda a empresa que opera o serviço na cidade, entre eles: os sucessivos aumentos do preço do combustível, além da elevação de outros insumos que compõem o custo da tarifa, bem como os gastos com a folha de pagamento e benefícios dos funcionários.

O cálculo da tarifa do transporte é feito por meio de uma planilha de custos, de acordo com metodologia do GEIPOT, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. O valor obtido é influenciado diretamente pelas características de cada sistema de transporte, tais como idade média da frota, tipo de veículos, folha de pagamento dos empregados, número de gratuidades, quantidade de passageiros transportados e quilometragem percorrida.