Janeiro Roxo: Prefeitura de Araçariguama alerta sobre o tratamento da Hanseníase
Publicado em 08/01/2018

Embora a cura para a hanseníase tenha sido descoberta ainda na década de 50, a doença milenar ainda é vista como tabu pela sociedade. Por esse motivo, a campanha “Janeiro Roxo” busca conscientizar toda população para a necessidade do tratamento dela. A Prefeitura de Araçariguama, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza todo o aparato necessário para o tratamento eficaz para essa patologia.

Sobre a Hanseníase
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que possui cura. A pessoa pode ficar de dois a dez anos com a bactéria causadora da doença incubada no corpo sem manifestar os sintomas que são: manchas na pele com diminuição da sensibilidade, caroços pelo corpo, dor e sensação de choque nos nervos dos braços, pernas, pés, mãos e diminuição da força muscular nas extremidades.

A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirros emitidos por uma pessoa contaminada, e por contato prolongado.

Não se contrai hanseníase por meio de copos, pratos, talheres, nem em assentos, apertos de mão, abraço, beijo, picada de inseto, aleitamento materno, doação de sangue, relação sexual ou gravidez.

O tratamento tem duração de até 12 meses, e já no início a pessoa deixa de transmitir a doença, por isso, não deve ser separada de sua família nem interromper atividades rotineiras.

“É de suma importância o diagnóstico precoce da doença. A pessoa contaminada só apresenta sintomas, em média, cinco anos após o aparecimento da mancha. E após este período já pode apresentar comprometimentos físicos que poderiam ser evitados com o exame físico. Na suspeita da doença, é preciso procurar atendimento em uma unidade de saúde como o AME(Ambulatório Médico de Especialidades) ou a UBS(Unidade Básica de Saúde), o mais rápido possível”, afirmou a Secretária de Saúde de Araçariguama, Iriana Rodrigues “Nina”.

Prevenção:
A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.

Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.

Para mais informações, encaminhar-se até a Secretária de Saúde que está localizada na Alameda 19 de Maio, 02 - Centro, ou entrar em contato pelo telefone (11) 4136-1101 ou email: saude@aracariguama.sp.gov.br
.