Ações contra o mosquito transmissor da dengue continuam em Araçariguama
Publicado em 05/01/2018

O calor do verão vem acompanhado da chuva forte no fim de tarde, o que propícia a proliferação do mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus.
Diante deste cenário, a Prefeitura de Araçariguama há meses vem intensificando e implementando o combate à dengue.
Embora na cidade não exista a presença do mosquito Aedes aegypti, as ações para combatê-lo seguem constantemente. Os agentes tem promovido visitas periódicas em todas as residências do Município, com um trabalho de conscientização, vistoria e entrega de material informativo, alertando a população quanto aos cuidados que devem ser tomados para que o quintal das residências não se tornem criadouros do mosquito.
Atuação da Vigilância Epidemiológica
O combate à dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda a população. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, como água parada limpa ou pouco poluída. A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença no Brasil.
“Como não existe o mosquito em Araçariguama, o mais importante é a população seguir todas as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito”, alerta Geraldo um dos coordenadores da Sala da Dengue em Araçariguama.

Fique atento aos criadouros mais comuns nos domicílios:
-Água parada em pneu sem uso (preferido pelo mosquito);
-Caixa d`água em tampa (devem ser bem lacradas)
-Piscinas sem tratamento
-Garrafas jogadas, latas vazias, copos com restos de líquido
-Terrenos baldios