Araçariguama tem melhor índice regional e progressão notória do IOEB (Índice de Oportunidade na Educação Básica) no ano de 2017
Publicado em 08/12/2017

A educação em Araçariguama está em plena evolução, fato que se consolida pela divulgação dos resultados do Índice de Oportunidade na Educação Básica no ano de 2017.

Araçariguama tornou-se a cidade com melhor avaliação no índice na região, ficando na frente de municípios como São Roque, Barueri, Pirapora do Bom Jesus, Mairinque e Alumínio.

O Município saltou mais de 2.000 posições no Ranking Nacional superando as expectativas.

O IOEB é um índice que calcula a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas por municípios e estados. Seu resultado aponta quanto cada município será determinante para o sucesso educacional das pessoas que vivem ali. Ao capturar todo o ecossistema da educação básica, o IOEB considera todas as crianças em idade escolar dos municípios e estados, abordagem única entre os índices de educação. Até então, a percepção da qualidade da educação de determinado município era vista apenas com base nos resultados obtidos pelas provas nacionais. O problema é que tais resultados contemplam apenas o contingente de crianças que frequentam a escola, deixando de fora todo um grupo de crianças em idade escolas, mas que não estão na escola.

Esse fator pode gerar distorções na percepção da real qualidade da educação oferecida pelos estados e municípios. Uma cidade com muitos alunos fora da escola, pode obter resultados em provas que vão além da real situação da educação oferecida. Uma nota boa, não necessariamente significa que o Poder Público esteja cumprindo com o seu dever de oferecer educação para todos os cidadãos em idade escolar.

O IOEB é capaz de capturar, de forma mais precisa, o cenário da educação local, uma vez que inclui os alunos em idade escolar, mas que estão fora da escola. Os fatores que compõem o Índice e retratam a situação de falta de atendimento escolar são a taxa líquida de matrícula e a taxa de atendimento da educação infantil.

Em Araçariguama o fato se deu pela redução das listas de espera das creches e educação infantil e o grande desenvolvimento formativo e estrutural no ano 2017

Ranking Regional
- Araçariguama – 981º Nacional