Araçariguama terá polo de Universidade pública e gratuita
Publicado em 17/11/2017

A direção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou a relação das cidades classificadas a partir de chamamento público para sediarem polos da conceituada instituição. Araçariguama está entre as escolhidas. A expectativa é de que a assinatura do convênio ocorra nas próximas semanas, após a homologação do resultado.

A Univesp é considerada a quarta universidade pública estadual (sendo as outras USP, Unicamp e Unesp) e conta com os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, licenciaturas plenas em Biologia, Física, Matemática e Química, além de Pedagogia. Na atualidade, a instituição possui mais de 100 polos espalhados pelo Estado , oferecendo cursos semelhantes aos de modalidade presencial , com duração de quatro a cinco anos.

Técnicos da Investe.SP, agência de fomento a investimentos em municípios, em parceria com a diretoria da Univesp, vão traçar um perfil para estabelecerem quais cursos especificamente poderão ser implantados na nova unidade. As características locais, portanto, são o que irá nortear a escolha das graduações a serem ofertadas.

As negociações para a vinda do polo universitário tiveram início no dia 26/09 , durante encontro intermediado pela Deputada Estadual Rita Passos, com a presença da Prefeita Lili Aymar, do Vice Prefeito Joca e do Secretário de Educação , Michel Vicentine.

A previsão é de que as aulas tenham início já no primeiro trimestre de 2018 e a Universidade Virtual contempla mais um item do nosso Plano de Governo que vem sendo à medida do possível , cumprido à risca por esta Administração.

“A modalidade EAD é uma tendência no mundo que traz um dinamismo muito grande, além de ser amplo e acessível. Isso deve causar um impacto positivo e imediato na Educação e no mercado de trabalho de nossa cidade. As novas tecnologias empregadas no ensino da Univesp ajudarão na formação de profissionais cada vez mais capacitados. Quero agradecer a parceria e o empenho da querida amiga de Araçariguama, Deputada Rita Passos, em mais esta conquista para nossa cidade” disse a Prefeita Lili Aymar.