Projeto do Autódromo Internacional foi lançado em Araçariguama
Publicado em 16/11/2017

Na manhã do último dia 14 de novembro, terça-feira, foi oficialmente assinado o contrato para a construção do Autódromo Internacional de Araçariguama, durante evento dirigido à imprensa e parceiros, realizado no Espaço Alecrim, em Araçariguama (SP).

Participaram do evento o presidente do IMSC (Motor Sport Club), Eduardo Gliorio Gozzano; o diretor do IMSC, Paulo Scaglione, o proprietário da Fazenda Cambarás, Kaled Smaili, a Prefeita de Araçariguama, Lili Aymar, o vereadores Fabio Aymar, Paulo Volcov, Raimundo Lopes (Tilápia), Judivan Figueiredo e Genivaldo Vidal dos Santos (Tubaína), a Secretária de Planejamento, arquiteta Wendy Serejo, demais secretários e diretores do Munícipio.

O IMSC é o responsável pelo projeto do autódromo internacional, que será construído no terreno que, hoje, pertence à Fazenda Cambarás, localizado no Bairro Santa Ella.

Segundo Eduardo Gozzano, trata-se de um projeto arrojado, que chega para suprir a necessidade de um novo espaço para abrigar campeonatos de categorias intermediárias do automobilismo, além de eventos nacionais e internacionais de kart, Fórmula Truck, Stock Car, campeonatos de arrancada, competições em terra, entre outros.

“Também será um espaço que poderá ser usado para eventos e shows, servindo não somente para atender aos aficionados pelo esporte de velocidade, mas também para o entretenimento dos habitantes de Araçariguama e cidades vizinhas”, ressaltou.
Acerca da possibilidade de abrigar competições de maior vulto, como Fórmula 1 e Fórmula Indy, Paulo Scaglione afirma achar difícil que tais competições sejam realizadas no autódromo. “Abrigar eventos desse porte exige uma flexibilidade e recursos para se adaptar às novas demandas e determinações dos campeonatos, que mudam ano a ano. Por isso, acho complicado que, por exemplo, a Fórmula 1 aconteça nesse novo autódromo. Contudo, ele estará preparado, dentro dos padrões internacionais e com o que há de mais moderno em infraestrutura, para abrigar grandes eventos, incluindo outras competições nacionais e internacionais”, disse.

A Prefeita Lili Aymar ressaltou que o poder público não poupará esforços para levar adiante o projeto do novo autódromo, tanto em relação à viabilização de estrutura, como de segurança.

Para ela, o projeto servirá como pólo para dinamizar o comércio local, atrair novos investimentos e tornar Araçariguama sinônimo de automobilismo. Segundo Lili, além do portal que será construído no Bairro Santa Ella (região que abrigará o novo autódromo), o projeto do IMSC trará outros benefícios de infraestrutura para a cidade, sobretudo, para o desenvolvimento de atividades ligadas ao comércio e indústria.

“Araçariguama é a bola da vez, está há 50 km da capital São Paulo, com a principal Rodovia do país cortando o Munícipio, temos um grande distrito industrial, e agora também estamos apostando todas as fichas no turismo, pra gerar mais renda e oportunidades para todos. A vinda do Autódromo transformará a vida do querido morador do Santa Ella e valorizará ainda mais aquela localidade”, disse Lili Aymar.

Estrutura
O projeto novo Autódromo Internacional de Araçariguama contempla não somente uma pista com até 8 mil metros de comprimento, construída nos padrões exigidos internacionalmente, como também áreas e estruturas para a prática de outras atividades e competições “sobre rodas”, como kart, Stock Car, Fórmula Truck, campeonatos de arrancada, velocidade sobre terra etc.

Está prevista a construção de arquibancada com 10 mil lugares fixos e cobertos, estacionamento para até 5 mil vagas, 50 vagas para caminhões e trailers das equipes, padoque com capacidade para até 2 mil pessoas e 40 boxes.

Também há previsão de um espaço exclusivo para shows e, ainda, a construção de uma Universidade do Automobilismo, com cursos de extensão à distância e presenciais para Diretores de Provas, Sinalizadores, Cronometristas, Socorristas, Preparadores de Motores, cursos de pós-graduação em Jornalismo, Fotografia, Engenharia, Advocacia, entre outras atividades profissionais do universo automobilístico.

A área total do empreendimento deve abranger 1 milhão de m2.
Outros projetos que complementam a infraestrutura do novo autódromo abrangem:
· Torre de Cronometragem
· Sala de Imprensa
· Sala de Comissários Desportivos e para Secretaria de Provas
· Área de Pesagem e Abastecimento
· Ambulatório
· Bilheterias
· Dois restaurantes e quatro lanchonetes
· Dois hotéis
· Heliponto e heliporto