Laudo Técnico comprova que mortandade de peixes não se deu no Lago do Parque da Mina
Publicado em 16/11/2017

A Prefeitura de Araçariguama anunciou que a empresa Digmed Análises Ambientais , realizou quatro coletas de água nos lagos a montante do Parque da Mina , onde ficou comprovado que a mortandade de peixes se deu em um lago dentro de um condomínio nas proximidades, e não no parque municipal.

Vale destacar que, conforme o referido laudo , a mortandade de peixes se deu da seguinte maneira:

Até o dia 08/10/2017 o Município passou por um longo período de estiagem com temperaturas elevadas e houve em seguida uma queda brusca de temperaturas, devido à dois dias de muita chuva, fato que trouxe elevada quantidade de matéria orgânica para o lago, alterando rapidamente a temperatura da água e diminuindo drasticamente os níveis de oxigênio deste , e não por contaminação por produtos químicos.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Araçariguama informa que , diante de tal laudo , onde se constata a total comprovação de que o lago do Parque da Mina, não foi contaminado não havendo portando nenhuma morte de peixe no referido local .

Sendo assim a Municipalidade tomará as devidas providências para processar os escritores de jornal e publicações em redes sociais que divulgaram de forma leviana e inverídica , matérias afirmando que haviam peixes mortos em virtude do uso de materiais “Açobrita”, como base da pavimentação asfáltica da Arena América, ou seja, tais alegações além de levianas, denigrem a imagem da Prefeitura, colocando-a sob injusta suposta prática de crime ambiental, o que de fato, conforme o laudo da empresa, não ocorreu.

Vale destacar por fim, como já dito, que esta matéria teve como base o laudo técnico da empresa Dimed Análises Ambientais, contratada pelo condomínio mineiro ao Parque da Mina , e contou com apoio técnico do Engenheiro Agrônomo, Antônio de Sabino - Diretor do Meio Ambiente da Prefeitura de Araçariguama.