Prefeitura e Sabesp buscam soluções para abastecimento de água em bairros de Araçariguama
Publicado em 10/11/2017

Na terça-feira, dia 07 de novembro, a prefeita Lili Aymar, acompanhada do vice prefeito Joca e do topógrafo Toninho da Secretaria de Planejamento, receberam o representante da Sabesp – Getúlio Souza, na sede administrativa da Prefeitura de Araçariguama.

A reunião aconteceu no intuito de buscarem juntos uma solução para o abastecimento de água nos bairros Bom Jardim, Santa Ella e Ibaté.

“Estamos levando infraestrutura para os bairros. Água é vida, é riqueza natural e a questão do abastecimento é prioridade em nosso Plano de Governo”, comenta a Prefeita Lili Aymar.

De acordo com a Sabesp, o objetivo é atender à totalidade com o abastecimento de água. No entanto, antes que isso se torne uma realidade, o poço será analisado quanto à qualidade de água e vazão da mesma, pontos estes que serão fundamentais para definir se ele poderá cumprir ou não seu papel.

Os próximos passos incluem a realização de teste de performance para determinar as condições de exploração do poço (se tem vazão suficiente para atender os bairros, profundidade para instalar o equipamento, potência, entre outros), seguindo ainda as normas técnicas e a legislação vigente da CETESB.

De posse desses resultados e caso o poço se mostre viável, a Sabesp fará o projeto para a operacionalização do poço que inclui a montagem dos equipamentos, adutora, energização, tratamento e urbanização da área. Uma data estimada para a conclusão deste processo deve ser definida nos próximos dias, devido ao estágio prévio de verificação de viabilidade.

Paralelamente a estas iniciativas, a Prefeitura de Araçariguama continua levando infraestrutura para os bairros, como é o caso do Novo Tigrão, que já está recebendo rede de esgoto e rede de água, achando-se está em pleno andamento das obras e com projeto pronto e aprovado, para que muito em breve seja instalada em toda sua extensão abrangente.