Prefeitura promoverá atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes
Publicado em 10/11/2017

Para alertar sobre os perigos do Diabetes (distúrbio que aumenta taxa de açúcar no sangue), além de detectar novos casos da doença, a Secretária Municipal de Saúde promoverá o Dia de Alerta e de Combate ao Diabetes.

A programação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes (14 /11), acontecerá na Praça Albertino de Castro Prestes – Praça da Matriz, contará com a participação de enfermeiras, nutricionistas, técnicos e auxiliares da UBS, que realizarão, no período compreendido entre 8h às 13h, aferição da pressão arterial e da taxa de glicemia capilar, cálculo IMC (Índice de Massa Corporal) e orientações importantes aos munícipes.

O teste é feito com a retirada de uma gota de sangue do dedo, seu resultado é imediato e a atividade estávoltada para pessoas de todas as idades. “O objetivo principal da ação é detectar casos de diabetes entre pessoas que desconhecem ter a doença, promovendo-lhes orientação adequada e acompanhamento”, explica a enfermeira Rosi de Sousa, responsável pelo Programa Hiperdia.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, em inglês) em parceria com a Organização Mundial da Saúde. No mundo, estima-se que 245 milhões de pessoas têm diabetes e, no Brasil, em torno de 10 milhões são portadores da doença.

O Dia Mundial do Diabetes está inserido no cronograma de ações de preventivas e eventos pertinentes ao Novembro Azul.