De rosa para o azul: Campanha Novembro Azul busca adiantar diagnósticos de câncer de próstata em Araçariguama
Publicado em 03/11/2017

Movimento de conscientização dirigido a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, a campanha “Novembro Azul” teve início na quarta-feira (01/11). A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde irá realizar várias atividades, como : blitz educativa, visitações em estabelecimentos e órgãos da cidade, palestras e muito mais.

Primeiro a encabeçar o exame do câncer de próstata, o vice Prefeito Joca, alertou sobre a importância da prevenção e de os homens perderem o preconceito e fazerem o exame: “Em geral o objetivo de alertar e orientar sobre a importância da prevenção é nossa função. Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, quando realizamos diversas atividades, chegou a vez do Novembro Azul, para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. É preciso combater o preconceito por parte dos homens que relutam em não fazer o exame. A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado”, completou Joca.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.

Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.

A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.

Confira a programação :

-Solicitação de exames e consulta com urologista, dia (06/11), às 7h, com resultado de exames.
-Mutirão da Fundoscopia, dia (13/11), às 7h com agendamento prévio no hiperdia .
-Solicitação de exames (PSA+urina I), dia13 e 17 de Novembro.
-“Dia do Diabético”, dia (14/11), à partir das 8h,na praça da Matriz-Centro, aberto ao público. A ação contará com diversas atividades, como: aferição de pressão arterial e glicemia capilar, encaminhamento ao programa hiperdia e cálculo de IMC(Índice de Massa Corporal).
Para dúvidas ou informações, entrar em contato na Secretaria Municipal de Saúde - telefone (11) 4136 - 1101 ou 4136-3799.