Araçariguama lança Programa Horta Educativa em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo
Publicado em 30/10/2017

A Prefeitura Araçariguama, através do Fundo Social de Solidariedade Municipal, com total apoio as Secretarias de Saúde, Educação, Planejamento, e os Departamentos de Meio Ambiente, Agricultura e Frente de Trabalho, lançou, o Programa “Horta Educatriva”, que tem como objetivo utilizar o cultivo de hortaliças como ferramenta no aprendizado pedagógico e na abordagem de temas sobre alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

O projeto fruto de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, é voltado para estudantes e tem como intuito, melhorar o rendimento escolar e da saúde dos alunos. “É muito importante que nossos alunos tenham esse tipo de trabalho, pois, além de aprenderem um pouco mais sobre o alimento, o que faz com que eles passem a ter uma alimentação saudável. Estamos tendo ótimos resultados e isso é gratificante”, disse a Prefeita Lili Aymar.

Para montar a horta, os professores e toda equipe escolar receberão materiais e ferramentas, podendo desenvolver projetos sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na merenda escolar. Ainda poderão levar a ideia para sua comunidade, estendendo o cultivo no ambiente familiar.

O contato com a natureza é uma experiência muito válida. Assim, todas as disciplinas se beneficiam de alguma forma no desenvolvimento do projeto, como por exemplo, na aula de matemática, na qual o professor poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, associando o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento do aluno.

Durante as aulas, alunos são sensibilizados sobre a importância em manter o ambiente da escola limpo e organizado evitando a deposição de lixo e outros objetos. Fazendo, assim, com que os estudantes se conscientizem sobre ações humanas de uso do meio ambiente, sempre os incentivando a usar tais conhecimentos e práticas em casa e no meio onde vivem.

Na ocasião, também foram entregue um 'Kit Horta' com ferramentas, sementes e apostilas, incluindo um Caderno de Atividades para cada criança, Caderno do Educador, Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família, onde o aluno faz atividades em casa com os pais e responsáveis.

Participaram da Cerimônia de lançamento, o Vice Prefeito Joca, o vereador José Fernandes (Costa do Gás), a Liwia Aymar - Presidente do Fundo Social de Solidariedade, o Secretário de Educação – Michel Vicentine, a Secretária Interina de Saúde – Iriana Rodrigues (Nina), o Secretário de Governo – Moisés Arruda, a Secretária de Assistência Social – Jamile Castro, os diretores Joaquim Teixeira (Agricultura) e Roberto Sabino(Meio Ambiente), os coordenadores do programa, Francisco Hernandes e Jackson Nunes, além das diretoras Duwille Viana da Terra Baixa e Joselice Fiani Cunha do Jardim Brasil. Demais funcionários, diretores e coordenadores da Secretaria de Educação.