Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade de São Paulo irão lançar Projeto Horta Educativa em Araçariguama
Publicado em 28/10/2017

A Prefeitura de Araçariguama em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, irão lançar no próximo dia (30/10), o Projeto “Horta Educativa”, na EMEF Thereza de Campos Casto, no bairro Terra Baixa.

A projeto é fruto de uma parceria da Prefeitura por intermédio do Fundo Social do município com o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de SP, secretarias de Educação e Saúde de Araçariguama.

A implantação do projeto visa ensinar conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural via horticultura, incentivando e despertando as crianças sobre a importância de se ter uma alimentação saudável.
“Este projeto sem sombra de dúvidas fará a diferença na vida das crianças e de suas famílias, pois ensinaremos valores sociais e culturais enquanto falamos sobre alimentação saudável e valorização da nossa terra”, disse a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araçariguama, Líwia Aymar.

O projeto - É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

Elaborado par crianças matriculadas em unidades de ensino público da pré-escola (a partir de 4 anos) até o 4º ano do ensino fundamental, visa implantar hortas educativas por intermédio de parcerias.

A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. Todos os educadores e cuidadores da horta foram capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura. Já as crianças visitaram a Fazenda Experimental na Cantareira para conhecer o dia a dia no campo.
O projeto conta também com o apoio da TV Cultura, que cedeu a utilização das imagens da série infantil “Cocoricó” para ilustração do material didático.