Prefeitura de Araçariguama em parceria com o Grupo Votorantim, desenvolve metodologia de avaliação participativa por meio do Indique
Publicado em 16/09/2017

A iniciativa do projeto, visa fomentar os processos de autoavaliação das escolas do Município

A Prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria de Educação , parceria com o Programa Votorantim pela Educação - PVE , está implementando nas escolas municipais a metodologia de avaliação participativa por meio do instrumento INDIQUE - Indicadores de Qualidade da Educação , onde o principal objetivo é fomentar os processos de autoavaliação das escolas públicas de Araçariguama.
O INDIQUE é fruto de um trabalho coordenado pela Ação Educativa, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e do Ministério da Educação(MEC).
A metodologia do INDIQUE consiste em um sistema de indicadores por meio dos quais a comunidade avalia a situação de diferentes aspectos da escola, identifica prioridades, estabelece um plano de ação e implementa e monitora ações voltadas à qualidade na educação.
De 18/09 á 21/09, as escolas mobilizarão encontros entre equipes escolares, familiares e comunidade, a fim de utilizar as ferramentas da nova metodologia e juntos estabelecerem um plano de ação para melhorar os aspectos indicados.