Prefeitura reinaugura Cine Avião JK e Readequação da Praça Santos Dumont
Publicado em 11/09/2017

A Prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (07/09), a cerimônia de Reinauguração do Cine Avião JK e Inauguração da Readequação da Praça Santos Dumont.

O evento contou com a presença da Prefeita Lili Aymar, dos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino (Secretaria de Educação), das oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo, das escolinhas esportivas da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, das escolas particulares, secretários, diretores, coordenadores, funcionários públicos municipais, dos vereadores Fabio Aymar, Paulo Volcov, Edmilson Antônio da Silva (Baixinho), Judivan Figueiredo e do vereador de Mairinque Paulo Marron, da Presidente do Fundo Social de Solidariedade – Liwia Aymar, do Secretário de Governo – Moisés Arruda, do Secretário de Esportes – Fernando Carvalho, do Secretário de Educação – Michel Vicentine, do Secretário de Indústria e Comércio, Luiz Antônio Fiorito, do Secretário de Obras – Marinaldo de Deus e do Secretário de Cultura e Turismo Davi Ben, pasta responsável pela reabertura e restruturação do Cine Avião JK e readequação da Praça Santos Dumont.

O Cine Avião recebeu reforma interna e externa, com rampa de acesso, novas poltronas doadas pelo Deputado Estadual - Gil Lancaster, e agora voltará a exibir filmes e vídeos sobre a cidade, mantendo assim sua rica história e tradição, além de documentários, filmes nacionais e internacionais, e filmes infanto-juvenil.

A Praça Santos Dumont por sua vez, foi readequada com reformas na parte elétrica ,hidráulica, novo sistema de sonorização, novo telão e pontos de entrada com acessibilidade para portadores de deficiência física.

CURIOSIDADES SOBRE A AERONAVE

Capacidade de transporte: 60 passageiros, 04 tripulantes técnicos, 02 comissários de bordo.
Estrutura: 04 motores Rolls Royce Dart Mk525-1990 SHP
Velocidade: 600 km/h
Autonomia de vôo: 3.000 km de mais 500 km de reserva para emergências
Altitude Máxima: 8.000 metros (pressurizado).
Prefixo: PPSRCMK701/015

INFORMAÇÕES SOBRE A AQUISIÇÃO E INVESTIMENTOS
-Adquirido em 2006 como sucata pela gestão de Carlos Aymar, quando prefeito reeleito em Araçariguama
-Sucata em 08 pedaços pesando 20 toneladas de alumínio
-Valor da aquisição: R$ 46 mil, sendo R$ 2.30 o quilo, incluindo o transporte das partes de Pirassununga para Araçariguama.
-Investimento: aproximadamente R$ 20 mil para restaurar, pintar, adesivar, instalar 44 poltronas internas, sistema áudio visual de cinema, iluminação noturna.
-Número de visitantes: 70 mil visitantes cadastrados, somente no primeiro ano de funcionamento do cine-avião (2007)
-Total de Visitantes: 2007 até dezembro de 2008 = mais de 140 mil visitantes cadastrados.