Nova farmácia municipal, a Farmácia do Povo, será totalmente informatizada e integrada com o sistema de saúde
Publicado em 24/08/2017

Dando continuidade ao projeto de reestruturação da saúde em nosso município, a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (24/08), a primeira reunião com a empresa responsável pelo sistema de informática do município para discutir o processo de informatização e funcionalidades do novo sistema integrado da Farmácia do Povo. Em função do tamanho e complexidade, o projeto conta com o apoio de diversas outras áreas da Prefeitura.

Participaram desta reunião a equipe farmacêutica e de administração da Saúde, representantes da Secretaria de Governo, da Secretaria de Controladoria e dos Departamentos de Compras, licitações e Tecnologia.

A Farmácia do Povo será implantada no espaço onde funcionava a antiga Delegacia de Polícia, em frente a Câmara Municipal e o espaço para atender a necessidade da nossa população, com mais conforto e segurança, já esta em reforma e em breve será inaugurado.

O projeto da Farmácia do Povo pretende além de um espaço físico mais adequado para o atendimento ao munícipe, resolver o sério problema de gestão de estoque de materiais e medicamentos. Por essa razão, um passo extremamente importante é a informatização de todo o processo da farmácia, desde a licitação até a dispensação do medicamento ao paciente.

Dentre as funcionalidades exigidas pela Prefeitura, o novo sistema deverá ter também:

- Rastreabilidade do medicamento: o farmacêutico terá o controle da dispensação de cada medicamento (por lote e validade) por paciente, gerando assim um prontuário eletrônico farmacêutico do paciente. O próprio paciente poderá consultar seu histórico de consumo de medicamentos via internet.
- Transparência na gestão de estoque: através do portal da transparência, no site da Prefeitura, toda e qualquer pessoa poderá consultar, em tempo real, os itens disponíveis na Farmácia do Povo.
- Prescrição médica integrada: o médico, seja na UBS, AME ou PA, terá no momento da consulta com o paciente, acesso aos medicamentos disponíveis na Farmácia do Povo e assim poderá definir dentre os medicamentos disponíveis e o melhor tratamento clínico para o paciente.

"A transparência integral é o lema desta gestão. Permitir que qualquer cidadão tenha acesso aos itens disponíveis na Farmácia do Povo, permitir que o médico tenha acesso a todos os medicamentos disponíveis e assim defina o melhor tratamento ao paciente e permitir que o paciente tenha controle de seu histórico de consumo de medicamentos, é permitir uma melhor gestão do serviço de saúde de nossa cidade," - concluiu Sidney Muniz, Diretor de Administração da Saúde.