Prefeitura de Araçariguama prorroga vacinação de HPV
Publicado em 24/08/2017

Na última semana o Ministério da Saúde divulgou uma Nota Informativa no. 62-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS, sobre as vacinas de HPV e seguindo orientações do próprio Ministério da Saúde, a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Centro de Vigilância Epidemiológica deverá continuar a vacinar apenas os grupos de risco abaixo:

- meninas de 9 a 14 anos de idade (esquema estendido 0 e 6 meses)
- meninos de 11 a 14 anos de idade (esquema estendido 0 e 6 meses de idade)
- homens e mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV (esquema 0, 2 e 6 meses)
- pacientes transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos de idade (esquema 0, 2 e 6 meses).

O HPV

HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma Vírus Humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

Transmitido no contato pele com pele, pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual, 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Conforme o tempo passa, entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão. Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.

Para dúvidas ou informações, entrar em contato na Secretaria Municipal de Saúde - telefone (11) 4136 - 1101 ou 4136-3799.