Notícias Ver Mais Notícias


Prefeitura de Araçariguama iniciará Campanha Antirrábica 2017
Publicado em 24/08/2017
Compartilhe:

De 02 de setembro à 01 de outubro acontece a Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. Ao todo serão disponibilizados 37 pontos de vacinação.

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Vigilância Sanitária, iniciará a vacinação antirrábica contra cães e gatos que atenderá os bairros Novo Tigrão, Mombaça, Ibaté e Rio Acima, no próximo final de semana (02/09 e 03/09).

Para facilitar a imunização é importante que os cães estejam contidos com coleiras e guias, os mais agressivos e maiores com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas para transporte ou enrolado em cobertores, para evitar que fujam ou arranhem os agentes. Sendo necessário que os proprietários dos animais no ato da vacinação, apresentem a carteira de vacinação do animal.

CONHEÇA A DOENÇA
A raiva é uma doença incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos, sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais infectados, sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Sintomas da Raiva em cães: A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal, sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias.

Sintomas da Raiva em gatos: Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia, os levando a morte em cerca de dez dias após sua contaminação.


Mais informações : Secretaria Municipal de Saúde - telefone (11) 4136 - 1101 ou 4136-3799




© 2017 - Prefeitura Municipal de Araçariguama - Todos os direitos reservados.

R. Leopoldo da Silva, 1.000, Jd. Bela Vista, Araçariguama-SP, CEP 18147-000
Telefone: (11) 4136-4900