Representante de Araçariguama participou de evento que reuniu mulheres para debater o câncer
Publicado em 10/08/2017

Durante o evento foram discutidas ações para enfrentar o problema.

Lideranças femininas de todo o país estiveram reunidas na 1ª Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e na VII Conferência Nacional de Primeiras-Damas, que aconteceram simultaneamente em São Paulo ontem (10/08).

Organizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o encontro buscou reunir ONGs, autoridades municipais e estaduais para debater e apontar colaborativamente soluções locais de enfrentamento ao câncer da mulher.

Da cidade de Araçariguama, foi a colaboradora da Secretaria de Saúde, Lusmar Cavalcante, ativista da saúde da mulher com câncer de mama e articuladora da FEMAMA na Região Metropolitana de Sorocaba, que representou a Prefeita Lili Aymar, que por motivos de agenda anteriormente assumidos, não pode comparecer.

A participação no evento se deu por meio da formação de duplas de trabalho, compostas por uma liderança feminina e um representante de ONG focada no combate ao câncer de mama, ambos da mesma cidade ou estado, para que fosse possível ao longo do mandato da liderança trabalhar em conjunto com a instituição regional em iniciativas de impacto contra o câncer da mulher.

O encontro contou com palestras e atividades práticas que nortearam a construção de um documento com sugestões de ações a serem posteriormente desenvolvidas. As conferências evidenciaram a urgência da criação e aplicação de políticas públicas e programas de saúde que garantam acesso, atendimento qualificado e tratamento ágil e condizente para o câncer da mulher.

“Parabenizo a querida Lusmar, que sempre buscou mais orientações sobre a prevenção da saúde da mulher, para combater doenças como o câncer de mama que se diagnosticado a tempo, tem grande chance de cura. Esse trabalho é lindo e com certeza contará sempre com nosso apoio e incentivo” afirmou a Prefeita.

Galeria de Foto