Prefeitura de Araçariguama inicia obras do novo Pronto Socorro humanizado, com serviços de emergências e urgências
Publicado em 10/08/2017

As obras foram lançadas na manhã de quarta-feira (09/08), pela Prefeita Lili Aymar, pelo Vice Prefeito Joca, pela equipe da Secretaria de Saúde e terá investimentos de R$ 1,5 milhões de reais – fruto de emendas parlamentares. A inauguração está prevista para o dia 19 de maio, nas comemorações dos 26 anos de Emancipação.

A Prefeita Lili Aymar, lançou oficialmente na manhã de quarta-feira (09/08) a reforma do Pronto Atendimento (P.A.), conhecido popularmente como Pronto Socorro. O evento contou com a presença e participação do Vice Prefeito Joca, dos vereadores Fabio Aymar e Edmilson Antônio da Silva (Baixinho), da Secretária de Saúde Édina Rosa, dos Diretores da Saúde Alexandre Barbosa, Sidney Muniz, Iriana Nina, do Secretário de Governo Moisés Arruda, Do Secretário de Obras Marinaldo de Deus, demais funcionários da Secretaria de Saúde e população. O novo PA será totalmente remodelado e deverá atender as Normas Técnicas exigidas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Projetada para atender em um ambiente acolhedor e de forma humanizada os munícipes de Araçariguama, a reforma contempla mais um item do Plano de Governo da Prefeita Lili Aymar, 100% registrado em cartório.

Após ser concluída a obra, o espaço contará com: nova fachada, estacionamento, novo sistema hidráulico, novo sistema elétrico que será interligado à um gerador quando faltar energia. Além de áreas mais amplas, permitindo uma melhor circulação dos pacientes e fazendo com que os profissionais da saúde possam atuar de forma mais organizada.

No projeto consta ainda 01 Recepção ampla e acolhedora; 02 Salas de triagem e classificação de risco; 04 Consultórios médicos; 01 Sala de pré-medicação e exames; - 01 Sala de medicamentos e hidratação; 01 Posto de enfermagem; 01 Sala de sutura; -01 Sala de coleta de exames; 01 Sala cirúrgica para pequenos procedimentos; 01 Enfermaria para 10 leitos de observação e 01 leito de isolamento; Setor de SADT – Serviço de Apoio a Diagnóstico e Terapia, com: Mamografia; Ultrassom; Raio-X; Tomografia e 01 Sala de emergência com 02 leitos totalmente equipada com monitoração e suporte a vida.

O projeto foi desenvolvido pela Secretária de Planejamento, arquiteta Wendy Serejo, em conjunto com a equipe de desenvolvimento de projetos e pela engenheira Laís Botelho.

As obras terão o custo total de aproximadamente R$ 1,5 milhões de reais, conquistados através de emendas parlamentares, dos Deputados Federais Roberto de Lucena, Antônio Bulhões, Baleia Rossi, Marcelo Aguiar e Herculano Passos. Fruto da busca incansável de recursos por parte da Prefeita, quando logo após as eleições, muito antes de ser empossada foi à Brasília. Também serão investidos R$ 300 mil reais em equipamentos, destinada pelo Deputado Estadual, João Caramez.

O Prazo de entrega das obras é de 280 dias, e sua inauguração será no dia 19 de maio de 2018, junto às comemorações dos 26 anos de Emancipação Político Administrativa de Araçariguama.

“Essas reformas fazem parte do conjunto de ações que estão sendo realizadas para restruturação da nossa saúde. Já entregamos a UBS do Jardim Brasil, o AME – Ambulatório Municipal de Especialidades e agora estamos dando início ao novo Pronto Atendimento Adulto, com atendimentos de urgências e emergências separados. Logo após a conclusão desta importante obra, vamos para onde funciona o PA, reformar e remodelar para ser o Pronto Socorro Infantil e em seguida reabrir nossa maternidade Esperança e Vida, onde nasceram mais de 1.000 bebês, 100% araçariguamenses” – afirmou Lili Aymar.

Confira as fotos:

Início das obras de readequação do PA

Galeria de Foto