Prefeitura realizará Campanha e mutirão “Em Araçariguama, Outubro é Rosa”
Publicado em 20/09/2018

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Saúde, realizará a Campanha “Em Araçariguama, Outubro é Rosa”, quando serão realizadas diversas ações voltadas a prevenção do Câncer de Mama.

E entre as primeiras ações, serão efetuados gratuitamente exames de Papanicolau e o recebimento de guias de solicitação para mamografia.

O mutirão será realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) do JD. Brasil às quartas-feiras (03/10 e 24/10) serão distribuídas 50 senhas das 16h às 20h, e aos sábados (06/10 e 20/10) serão distribuídas 100 senhas (50 senhas no período das 08h às 11h e 50 senhas no período da 13h às 16h).

O foco da campanha é o cuidado íntimo da mulher, no geral a prevenção do câncer de mama e a importância do autoexame e, o quão necessária é a realização do Papanicolau anualmente, que tem como objetivo prevenir o câncer do colo do útero.

Devem submeter - se ao exame de Papanicolau, mulheres que já tiveram atividade sexual, e para este exame não há uma idade certa. Assim que iniciada a vida sexual, a mulher já deve começar a realizar a citologia. O vírus HPV só pode ser transmitido ao colo uterino por relação sexual e é este o principal causador de câncer de colo do útero.

Orientações para coleta do exame do Papanicolau:

• Não estar no período de menstruação.
• 36h anteriores ao exame sem relação sexual.
• Abster – se de relação sexual, por um período de 36h anteriores ao exame
• Nas 48h que antecedem o exame, não realizar USG – transvaginal.

Vale destacar que Araçariguama recebeu em maio a Carreta da Mamografia “Mulheres de Peito”, que realizou mais de 500 atendimentos durante os 20 dias em que esteve no Município.

Galeria de Foto