Notícias Ver Mais Notícias


Araçariguama alcança índice histórico no IDEB e IOEB
Publicado em 11/09/2018
Compartilhe:

Araçariguama alcança índice histórico no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e IOEB (Índice de Oportunidade da Educação Básica) e entra na elite da Educação Nacional

A Prefeitura de Araçariguama, através da Secretaria de Educação, apresentou na tarde desta segunda-feira (03/09) os resultados consolidados do IDEB – 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Nesta nova medição, Araçariguama consolidou-se como referência na Educação com os índices apresentados, saindo de uma posição secundária para protagonista de ações pedagógicas.

Os índices subiram significativamente, saindo de uma nota 5,8 para 6,3 no Ensino fundamental 01 e de 4,4 para 4,8 no Fundamental 2. Os índices são superiores à maioria das cidades da região.

Com esta evolução, Araçariguama equipara com cidades como Barueri e Paulínia, elites da Educação Nacional.

Confira alguns municípios
Araçariguama – 6,3 Fund 1 e 4,8 Fund 2
São Roque – 5,9 Fund 1 e 4,8 Fund 2
Mairinque – 5,8 Fund 1 e 4,7 Fund 2
Pirapora – 5,4 Fund1 e 4,2 Fund 2

O resultado apresentado torna Araçariguama, a segunda a apresentar melhor Educação da região e quinta do distrito, saltando de um patamar secundário para uma posição de referência estadual e nacional.

O que é IDEB?

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos, no qual Araçariguama já ultrapassou.

IOEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Já no IOEB, Araçariguama tornou-se a cidade com melhor avaliação no índice na região, ficando na frente de municípios como São Roque, Barueri, Pirapora do Bom Jesus, Mairinque e Alumínio.

O Município saltou mais de 2.000 posições no Ranking Nacional, superando as expectativas.

O IOEB é um índice que calcula a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas por municípios e estados. Seu resultado aponta quanto cada município será determinante para o sucesso educacional das pessoas que vivem ali. Tal resultado se consolida pelos grandes investimentos em infraestrutura nas escolas de nossa Cidade. O índice apresenta os resultados de 2017, onde através da gestão da prefeita Lili Aymar foram inauguradas três novas escolas.

Em 2019, haverá uma nova medição deste índice, onde Araçariguama apresentará melhor desempenho, se tornando um dos melhores sistemas de educação municipal do Brasil, pois após a inauguração de mais três escolas (seis unidades ao todo), sendo duas creches, fato que zerou a lista de espera em creches, tornando Araçariguama a única cidade no estado a cumprir com tal meta, a oportunidade e acesso a educação será garantida a todos.

Ranking Regional
- Araçariguama – 981º Nacional
- Barueri – 1121º Nacional
- São Roque – 1313 Nacional
- Mairinque – 1980º Nacional
- Pirapora do Bom Jesus – 3144º Nacional

Com estes resultados, Araçariguama cumpriu a meta de 2021 no Fundamental I. Isso só foi possível com o grande investimento em formação continuada e qualidade de nossos docentes e gestores.

"Não iremos descansar até cumprirmos a meta de tornar Araçariguama a melhor educação pública nacional, e estamos muito próximos! Araçariguama já é uma referência estadual. Parabéns a todos os gestores, professores, funcionários e alunos! Vocês fazem a diferença!", destacou a prefeita Lili Aymar.



Galeria de Foto



© 2017 - Prefeitura Municipal de Araçariguama - Todos os direitos reservados.

R. Leopoldo da Silva, 1.000, Jd. Bela Vista, Araçariguama-SP, CEP 18147-000
Telefone: (11) 4136-4900