Enceramento do Festival Cidade Musical marca novo ciclo na cultura de Araçariguama
Publicado em 06/09/2018

A cultura araçariguamense teve muito o que comemorar no último fim de semana. Cerca de 400 pessoas compareceram ao show de encerramento do Festival Cidade Musical. A artista Fernanda Porto, acompanhada de Cris Neves, nos teclados, cavaquinho e percussão agitou a galera com um repertório repleto de misturas entre o som eletrônico e a canção popular. Não ficaram de fora, hits como Sambassim e Tudo de Bom. Um dos momentos mais impressionantes, foi quando a cantora, que também tem formação erudita, soltou o vozeirão em latim, impressionando a plateia com a música intitulada 1999.

Antes do show principal, aconteceram as apresentações das bandas formadas durante as oficinas do Festival. Alunos e professores mostraram seu talento em diversos instrumentos e também nos vocais. Um dos momentos mais emocionantes, foi a participação dos professores de educação musical e educação infantil de Araçariguama, São Roque e Região. Há pouco mais de 1 mês, eles não sabiam tocar nenhuma música na flauta e fizeram bonito com a canção Samba de uma nota só, de Tom Jobim. O número ficou completo com a participação do aluno da escola Rada Smaili, Daniel Gomes da Silva que atravessou o Espaço Alecrim batucando a música no pandeiro.

Segundo a prefeita Lili Aymar, o show foi memorável na história artística e cultural da cidade. “Um momento único, rico em detalhes e encantador. Foi emocionante ver o brilho no olhar de nossos alunos e professores”. A prefeita acrescentou, “com o sucesso desta noite, Araçariguama torna-se verdadeiramente a Cidade Musical”.

Durante 3 semanas, 180 participantes incluindo, alunos e professores da Casa de Cultura Cora Coralina e professores da educação infantil, educação musical e artes da rede municipal de ensino de Araçariguama, São Roque e região participaram das oficinas de canto e instrumentos: Bateria, baixo, guitarra, violão, violino e violoncelo. No total, foram 70 horas de oficinas e mais de 20 horas de ensaios envolvendo diversos músicos profissionais, que também atuaram como professores durante o projeto.

O gerente geral da unidade Gerdau Araçariguama, Alexandre Ernesto Eder, reiterou o compromisso da empresa com as iniciativas que contribuem para a construção de um futuro melhor e agradeceu a todos os jovens e familiares que participaram das atividades do Festival Cidade Musical.

A diretora da Casa de Conteúdo, Sylvia Jardim, anunciou que as atividades do Festival Cidade Musical junto aos professores não se encerraram. “Até o final do ano, a organização do Festival irá disponibilizar nas mídias sociais do evento, conteúdos exclusivos para engrandecer ainda mais o trabalho junto as crianças nas salas de aula”, garantiu Sylvia.

O show de encerramento terminou em alto astral, com Fernando Porto dividindo o palco com alguns dos participantes e a plateia cantando junto o sucesso Fácil, do Jota Quest.

O Festival Cidade Musical teve patrocínio da Gerdau e foi viabilizado através de lei de incentivo fiscal, via Proac ICMS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A realização ficou por conta da produtora Casa de Conteúdo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Araçariguama.

Galeria de Foto