Prefeitura inaugura reforma e readequação do CRAS Terra Baixa e fortalece ações de políticas públicas sociais em Araçariguama
Publicado em 06/07/2018

A Prefeitura de Araçariguama por intermédio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo Federal inaugurou na segunda-feira (02/07), a reforma, readequação e nova estrutura do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Terra Baixa.

O equipamento faz parte da rede socioassistencial da Prefeitura de Araçariguama e conta com salas de coordenação, atendimento individual, cadastro único, salas de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, cozinha e banheiros.
Diariamente são realizados mais de 100 atendimentos individuais, atendimento do Cadastro Único, visitas domiciliares e institucionais, oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo, apoio e acompanhamento familiar, entre outros serviços que totalizam mais de 450 atendimentos/mês.

Participaram da solenidade, os vereadores Edmílson Antônio da Silva (Baixinho) e Paulo Volcov, a Secretária de Assistência Social Jamile Castro, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Liwia Aymar, a Diretora do CRAS Eliane Ma Shi, a coordenadora do CRAS Ana Bertoni, a Assistente Social, Andreia de Lourdes, além de toda equipe do CRAS, secretários, diretores, coordenadores e funcionários públicos municipais.

O CRAS foi conquistado e construído em 2007 na gestão do ex- Prefeito Eleito e Reeleito Carlos Aymar, quando a Prefeita Lili Aymar, exercia seu mandato como vereadora e também primeira dama do município, e é fruto de convênio firmado com o Governo Federal por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social.

“Tenho dito que o grande diferencial da nossa gestão é o amor, o carinho e o respeito com nossa amada população. E graças a Deus, a equipe do CRAS tem seguido à risca essa orientação. Em apenas um ano e seis meses, praticamente quadriplicamos os atendimentos e detalhe, ofertando cursos de geração de renda e oportunidades. Aproveito para anunciar que Araçariguama aderiu ao programa do Governo Federal, Criança Feliz que é voltado a gestantes e crianças de até 3 anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva (crianças abrigadas). Com ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura, o programa orienta as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos e como fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em nossa cidade serão atendidos inicialmente 100 crianças” disse a Prefeita Lili Aymar.

SOBRE O CRAS

O Cras é a porta de entrada da Assistência Social. Um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social. Entre as ações ofertadas pelo Cras está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, a população também é orientada sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

Galeria de Foto