Novo BuZum! falou sobre a alimentação saudável e foi apresentado em Araçariguama
Publicado em 29/06/2018

O Instituto CCR em parceria com a Prefeitura de Araçariguama, por intermédio da Secretaria de Educação, trouxe pelo segundo ano consecutivo, a companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas Buzum!, com o espetáculo “Sabor de Vitória”. A peça, que aborda a importância da alimentação saudável, foi apresentada em escolas municipais com o patrocínio da CCR ViaOeste.

A itinerância do BuZum! passou por Araçariguama nos dias 25 e 26 de junho, em unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino.

"Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será. Afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos.", afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum! Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.

De forma cômica e criativa, o BuZum! apresentou uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais.

"Partimos do ponto que determinados alimentos causam benefícios ou malefícios em nosso corpo e, se isso já é uma preocupação dos adultos, por que não iniciarmos com as crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro.", explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.

Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano, pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças, é exatamente isso que a história da peça “Sabor de Vitória” abordará de forma poética e lúdica.

Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado "Somos aquilo com que nos alimentamos", foi explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia. Trata-se de uma esperta e curiosa menina, que recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.

A itinerância é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR ViaOeste.

Galeria de Foto