Educação de Araçariguama utiliza o Xadrez como ferramenta multidisciplinar
Publicado em 29/06/2018

Com objetivo de proporcionar uma ação multidisciplinar através do Xadrez em escolas do Sistema Municipal de Ensino, a fim de explorar as características cognitivas do jogo, auxiliando os alunos no desenvolvimento de suas habilidades intelectuais, a prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria de Educação, realizou nas escolas de período integral o projeto multidisciplinar de xadrez.

A ideia teve como premissa o papel do jogo de Xadrez no desenvolvimento da capacidade de percepção do aluno em relação ao binômio espaço-tempo. A intenção dos gestores e professores é estudar e entender se, e como o aluno ao exercitar seu raciocínio abstrato e espacial ao elaborar estratégias por meio da organização do pensamento, pode ter uma considerável melhora em seu desenvolvimento mental e prático.

Foram realizadas diversas oficinas para a confecção das peças e tabuleiro com materiais reciclados.

A proposta foi idealizada pelo professor de Educação Física Michel Sachês e faz parte da temática do primeiro semestre.