Prefeitura de Araçariguama renova adesão do Programa Nacional do Livro Didático
Publicado em 23/06/2018

A Prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria de Educação, renovou a adesão à mais um importante programa do Ministério da Educação, o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático, que acompanha as principais diretrizes de mudanças do cenário educacional com obras didáticas, pedagógicas e literárias.

A partir desta nova adesão, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, irão contar com novos materiais de apoio que irão enriquecer as aulas. As principais mudanças são:

• 1º Unificação do livro didático para todas as escolas da rede;
• 2ºLivros de 1º ao 5º ano consumíveis, ou seja, não serão reaproveitáveis pelos alunos no ano seguinte, possibilitando melhor aproveitamento durante o ano por parte do aluno;
• 3º Obras adequadas à 3ª versão da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (publicada em 06/04/2017);
• 4º Didático da disciplina Arte para todos os anos;
• 5º Guia didático da disciplina Educação Física para o professor;
• 6º Exemplar "Projetos Integradores" que propõe o trabalho por meio de projetos com a intenção de articular conhecimentos de diversas disciplinas;
• 7º Obras impressas disponíveis em versão digital com conteúdos complementares.

A grande novidade para a Educação Infantil será o guia de práticas pedagógicas, também do PNLD, com ciclo de 3 anos de utilização. O material, que não é consumível, reúne orientações para os professores e para a realização de propostas didáticas a partir dos campos de experiências, e tem ainda como objetivo ampliar o universo de conhecimentos e habilidades das crianças da creche e pré-escola.

A compra dos materiais é de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

"Com esta nova adesão os principais benefícios para o Sistema Municipal de Ensino, serão: o auxílio no planejamento, no preparo das aulas e avaliações, além da oferta de novos recursos para serem incluídos na prática de ensino e da promoção e engajamento entre professores e alunos nas propostas didáticas oferecidas" – afirmou o Secretário de Educação, Michel Vicentine.