Prazo para o alistamento militar vai até dia 30 de junho
Publicado em 23/06/2018

O dia 30 de junho é o prazo limite para que todo cidadão do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos, se aliste e fique em dia com o serviço militar.

É por meio do serviço militar que todo cidadão brasileiro aprende a defender a Pátria, trabalhando, durante quase um ano, dentro de uma Organização Militar da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Atualmente, o alistamento pode ser realizado pela internet, por meio do endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br, e, presencialmente, na Junta de Serviço Militar, órgão vinculado administrativamente à Prefeitura de Araçariguama.

O cidadão quando não se alista dentro do prazo deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar, ou, caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos, entre os quais: obter a carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte e/ou renová-lo; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público ou assumir cargo público.

O alistamento online já está disponível na Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão (Brasil-Cidadão), www.scp.brasilcidadao.gov.br

Este programa governamental faz parte da proposta da Cidadania Digital e busca simplificar o acesso aos serviços públicos digitais, garantindo um cadastro único, seguro e eficaz ao cidadão.

Alistamento Militar
Inscrições até 30 de junho:
Local: Casa do Cidadão - Junta de Serviço Militar
Endereço: Rua Santa Cruz, 217 (em frente ao AME) – Centro - Araçariguama