Notícias Ver Mais Notícias


Em parceria com o Governo Federal, Prefeitura inaugura Residência Terapêutica em Araçariguama
Publicado em 15/05/2018
Compartilhe:


A Prefeitura de Araçariguama, em parceria com o apoio do Governo Federal por intermédio do Ministério da Saúde, inaugurou na segunda-feira (14/05), a Residência Terapêutica de Araçariguama.

O espaço conta com atividades desenvolvidas e relacionadas por meio de dinâmicas individuais e em grupos, além de oficinas terapêuticas, atendimento à família e ações de reabilitação psicossocial.

No local, os moradores contam ainda com o apoio de cuidadores e serviços de enfermagem durante 24h e tem atividades voltadas à terapia ocupacional e ressocialização. Segundo Iriana Rodrigues, Secretaria de Saúde, “Os moradores são atendidos por uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiros e terapeutas ocupacionais que avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento específico e adequado para cada caso”. De acordo com a Secretária, toda verba necessária para a manutenção dos custos da Residência Terapêutica virão de repasses do Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde, não havendo a necessidade de complementação por parte do Município. Os moradores receberão ainda um salário do próprio Ministério da Saúde, para custear suas despesas pessoais.


Nos próximos dias, juntamente com a Residência Terapêutica, Araçariguama receberá a estrutura de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), uma nova unidade de saúde que está alinhada com as políticas nacionais de saúde mental do Ministério da Saúde – MS.


O CAPS tipo I, é destinado a cidades com população entre 20.000 e 70.000, sendo que neste modelo não há limite de idade para a utilização e o atendimento ao paciente inclui, além de medicamentos, psicoterapia, visita domiciliar e atendimento à família.


O CAPS de Araçariguama trabalhará em regime de porta aberta, com a função de acolhimento e tratamento dos pacientes. O usuário que procurar o CAPS será recebido e participará da elaboração de um Projeto Terapêutico Individual específico para as suas necessidades e demandas.



© 2017 - Prefeitura Municipal de Araçariguama - Todos os direitos reservados.

R. Leopoldo da Silva, 1.000, Jd. Bela Vista, Araçariguama-SP, CEP 18147-000
Telefone: (11) 4136-4900