Circuito Sesc de Artes acontece neste domingo (08/04), no Ginásio dos Campeões em Araçariguama
Publicado em 02/04/2018

Iniciativa que percorre cidades do Estado levando diferentes apresentações artísticas, este ano traz em destaque a mostra teatral “A Condessa e o Bandoleiro”.

O Circuito Sesc de Artes que reúne música, oficinas, artes visuais, circo, espetáculos, literatura, tecnologias, dança, filmes e teatro de intervenções, retorna a este domingo (08/04), das 16 horas às 21h30, no Ginásio dos Campeões em Araçariguama, com a programação gratuita e apoio da Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Serão diversas apresentações culturais, como: apresentação internacional, do cantor cubano Fernando Ferrer e sua banda, com ritmos de toda a América Latina, destaque para bolero, guajira, cumbia, merengue e salsa.
O teatro apresentará “A Condessa e o Bandoleiro’, do Barração Cultural (SP). O espetáculo conta a história de uma condessa que sonha com uma vida de aventuras, enquanto um bandoleiro vive todos os dias no limite do perigo. Essas duas histórias se encontram na peça musical, com sonoridade bem brasileira.

Haverá ainda Coletivo Circo “Os perdidos” de Solas de Vento (SP). Dois personagens saem em viagem apenas com uma escada e um atlas. Entre brincadeiras e confusões, eles usam a imaginação e as acrobacias para transformar a escada em barco, caverna e montanha. O público interage diretamente com os artistas e pode se aventurar em alguns equipamentos básicos de circo, como claves e bolas de malabarismo.

A dança contará com a apresentação do “O duelo”, dos Clássicos do Passinho (RJ), seguindo as batidas do DJ, os dançarinos criam e repetem movimentos cada vez mais elaborados, incorporando elementos do break, frevo, capoeira e até mesmo do kuduro e do contorcionismo. Além da apresentação de dança “Vivência do passinho”, na qual o público será convidado a aprender alguns movimentos do passinho e improvisar com sua criatividade ao ritmo do funk.

No “Gabinete de Curiosidades Habilidades” a programação será inspirada pelos travelings show, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade, apresentando atrações artísticas e curiosidades, num projeto cenográfico de William Zarella.
A literatura terá seu espaço garantido durante o evento com “Palavra+Imagem”, da Cia. Circo de Trapo (SP), que contará com um acervo de livros variados ilustrados, onde mediadores convidam o público para leituras individuais e compartilhadas.

A programação contará ainda com exibição de curtas-metragens criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e que, atualmente, faz parte da Walt Disney Pictures.
Nas artes visuais, a oficina “Dr.Gepetostein e os Brinquedos Mutantes”, do Coletivo Unsquepensa Arte (SP)- apresentará formas de como reaproveitar e ressignificar brinquedos usados e quebrados. Com a troca de partes, os participantes vão criar novos seres do universo de brincadeira.

O secretário da Cultura e Turismo, Davi Ben, destacou que é uma honra Araçariguama poder sediar esse evento, que prima por levar acesso à cultura para todos.“A ideia é que quem for prestigiar o evento, mergulhe nas artes realizadas em praças, ruas e espaços públicos gratuitamente, uma forma significativa de ofertar entretenimento com conteúdo de qualidade”, afirmou o Secretário.

Segundo os organizadores do Sesc, a proposta é possibilitar ao público a oportunidade de ser protagonista das ações artísticas que dão curto-circuito no fluxo cotidiano. “São vários grupos de todo o País que farão dramas itinerantes, risos e reflexões em atividades inventivas e autênticas. ” A programação completa pode ser acessada pelo site: