Araçariguama apresenta zero de déficit de vagas em creches e educação infantil, após inaugurar três novas unidades
Publicado em 09/03/2018

“Um dia histórico para a Educação”, assim se define a manhã de segunda-feira (05/03), em Araçariguama. Onde após um esforço conjunto das equipes das Secretarias de Educação e Obras, e da valiosa ajuda da Frente de Trabalho, a Prefeitura inaugurou mais três unidades escolares: a EMEI. Cintra Gordinho, Creche Jardim Brasil e a EMEIF. Igavetá.

As novas escolas fazem parte do projeto de desenvolvimento educacional, da reestruturação do Sistema Municipal de Ensino e, principalmente, cumpre em tempo recorde 100% das metas estabelecidas no Plano de Governo da Prefeita Lili Aymar na área da Educação. Com a entrega destas unidades, Araçariguama passa a ser a única cidade no que não possui lista de espera para mini maternal, maternal, 1º e 2º fases da Educação Infantil.

Em 2017, o déficit em vagas era de 854 esperas, e hoje, após a inauguração destas unidades escolares, esta fila foi zerada. O Plano Municipal de Educação, elaborado na gestão anterior, ainda em 2016, dava conta de que se levariam longos 10 anos para que isto ocorresse, o que com total empenho e arrojo da atual gestão, levou apenas 1 ano e 2 meses.

Ainda em 2017, foram inauguradas as escolas do Novo Tigrão, Projeto Despertar e a Escola Modelo do Bom Jardim e, tem-se a previsão de até o final de 2018, no máximo no início de 2019 entregar as escolas do Viçoso, Tanque Velho, Caxambu e a Creche do Jardim Bela Vista.

“ Lembro-me que nos palanques durante a campanha, prometíamos que iríamos acabar com as salas multisseriadas (E acabamos!) e que iríamos acabar com o déficit das vagas em fila de espera nas creches. E graças a Deus e a equipe gestora da Educação, conseguimos! Este é o nosso presente para as nossas crianças e para as mulheres araçariguamenses. A Educação é prioridade em nossa gestão. Como mãe, sinto-me honrada e muito feliz em entregar mais estas três escolas”, disse a Prefeita Lili Aymar.

Os eventos ocorreram no período da tarde e contaram com a presença da Prefeita Lili Aymar, do Vice-Prefeito Joca, dos Deputados Estaduais João Caramez e Gilmaci Santos e o Deputado Federal Marcelo Aguiar, que anunciou a liberação de R$ 1,2 milhões para a obra do novo Pronto Atendimento de Araçariguama. Também prestigiaram a solenidade, o Presidente da Câmara, Ademario Jesus Mendes (Bahia Cabeleireiro), os vereadores: Fábio Aymar, Edmilson Antônio da Silva (Baixinho), Raimundo Lopes (Tilápia), Judivan Figueiredo, Paulo Volcov, bem como do Secretário de Educação, Michel Vicentine e equipe do Sistema Municipal de Ensino (SEMEC).

Em nota, a Prefeitura de Araçariguama orienta os familiares para que procurem a Secretaria de Educação afim de receberem as instruções quanto aos alunos que porventura ainda não cadastrados na lista central online.

Sobre as novas unidades escolares:
EMEI Cintra Gordinho – Profª Sílvia Pinheiro Modesto
A primeira inauguração do dia foi a nova EMEI “Sílvia Modesto Pinheiro”. Localizada no Cintra Gordinho, a unidade escolar beneficiará cerca de 170 alunos. O prédio passou por ampla reforma em cinco salas, oito salas foram readequadas e ganhou 5 novos banheiros, com rampas de acessibilidade, cozinha totalmente equipada, refeitório, pátio com pavimento, varanda em ambas as laterais, escada coberta, amplo estacionamento, biblioteca e brinquedoteca.

CEMEI Jardim Brasil - Profª Alzira de Carvalho Guedes
Fruto de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, cuja conquista ocorreu em 2008 na gestão do ex-Prefeito eleito e reeleito Carlos Aymar, assinado em 2010, e iniciada em 2012 pela antiga gestão que inaugurou a mesma, diga-se de passagem, sem a conclusão da obra.
Ao todo foram mais de 184 apontamentos de irregularidades e a Administração Municipal quase precisou R$ 1,3 milhões de reais ao Governo Federal. Graças aos esforços da equipe da Secretaria de Educação, o Munícipio conseguiu reabilitar a possibilidade da cidade em gerir a creche, colocando novo telhado, bancos no padrão FNDE, para-raios , material de acabamento, hidráulica, elétrica, reparos de alvenaria em geral , portas , janelas , vidros , cobertura interligando o pátio a administração , banheiros completos vasos , pias , portas , piso do em torno , gramas , calhas , grelhas para escoamento de águas pluviais, reforma dos portões ,conclusão de todos serviços inerentes à caixa d’água inclusive impermeabilização interna, pintura geral , mobiliário completo e alambrados ao redor de toda a Creche .

A creche segue o projeto-padrão desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e é composta ainda por sala de informática, sala de leitura, biblioteca, brinquedoteca, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, e sanitários masculino e feminino entre outros ambientes. A unidade passa a atender a partir desta data, 240 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos. Vindo a somar, com o índice zero na fila de espera nas creches e Educação Infantil em Araçariguama.

EMEIF Jorge Luiz Magalhães
A nova escola “Jorge Luiz Magalhães”, localizada no bairro Igavetá, recebeu serviços de revestimento nas paredes e teto, além de instalação de rede de esgoto, piso cerâmico e o pátio conta com estrutura metálica e cobertura. O prédio conta com cinco salas de aula, sanitários masculino e feminino, área administrativa (diretoria, sala de professores, secretaria, sanitários masculino e feminino), cozinha, biblioteca, brinquedoteca e refeitório.

Galeria de Foto