Araçariguama divulga calendário de vacinações 2018
Publicado em 03/03/2018

Foi encaminhado pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), algumas alterações ocorridas no Calendário Nacional de Imunização a serem adotadas a partir de agora, em 2018 também em Araçariguama.

Este ano, a Secretaria de Saúde do Município disponibilizará a vacina contra HPV para meninas de 9 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e meninos de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina contra HPV é administrada em duas doses, sendo que a segunda dose deverá ser ministrada seis meses após a primeira.

O Ministério da Saúde, em 2017 passou a disponibilizar vacina contra Meningite para os adolescentes. Este ano (2018), a Secretaria de Saúde de Araçariguama vacinará adolescentes de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), contra o Meningo C.

Outra novidade é a disponibilidade da segunda dose da vacina contra Varicela para crianças de 4 a 6 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacina contra Varicela é ofertada aos 15 meses com a vacina Tetra viral (primeira dose). A segunda dose visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, além de aumentar a proteção deste grupo alvo contra a doença, prevenindo ainda a ocorrência de surtos da mesma, especialmente em creches e escolas.

Estas vacinas estão disponíveis no AME (Ambulatório Municipal de Saúde) de segunda às sextas-feiras, das 8h às 15h. A criança ou adolescente, mediante a presença de um responsável e com a carteira de vacina em mãos, deverão procurar o AME, para averiguar sobre a necessidade ou não da atualização vacinal.