Nota Oficial - Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 01/03/2018

A Secretaria Municipal de Saúde vem através desta nota, esclarecer sobre o serviço de ambulâncias no Município.

Araçariguama conta com uma base do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende os casos de urgência e emergência com a finalidade de melhorar o atendimento a população.

O serviço SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem e enfermeiros, todos capacitados em atendimento de urgência.

As viaturas do SAMU são equipadas com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso. Além do Desfibrilador Automático Externo (DEA), que é um equipamento eletrônico cuja função é a reversão das arritmias cardíacas pela aplicação de um pulso de corrente elétrica de grande amplitude em um curto período de tempo. Esse equipamento é fundamental para iniciar as manobras do Suporte Básico de Vida (BLS) em situações de parada cardiorrespiratória (PCR).

O SAMU é acionado através do telefone 192 que é organizado pela central de regulação, situada em Sorocaba, embora a equipe da ambulância inclusive a base da ambulância fique aqui em Araçariguama.

Além do SAMU a Secretaria Municipal de Saúde conta com ambulâncias chamadas Unidade de Suporte Básico (USB) que são acionadas através do telefone 4136-1010. Mais conhecidas como ambulâncias brancas, estes veículos tem a finalidade de realizar remoções e transferências de pacientes da rede pública municipal de saúde, e dar apoio juntos com outros serviços de remoção.

As ambulâncias brancas não são equipadas para atendimentos de Emergência como as ambulâncias do SAMU.

Sobre os fatos ocorridos na noite de ontem (28.02) e divulgado nas redes sociais, a Secretaria de Saúde informa que o serviço do SAMU foi acionado às 20h00 para atender a uma ocorrência de atropelamento de criança que precisou ser levada ao Hospital Regional de Sorocaba. A ambulância do SAMU retornou a base de Araçariguama às 22h33.

No momento da ocorrência com a Sra. Maria Pires, moradora do bairro Vila Nova, o SAMU estava em ocorrência no Hospital Regional de Sorocaba o que impossibilitou o resgate de emergência.

A Secretaria de Saúde lamente a fatalidade ocorrida com a Sra. Maria Pires e se solidariza com a dor e a perda da família.
Por determinação expressa da Prefeita Municipal, será aberto uma Sindicância Administrativa para apurar os fatos e identifica se houve ou não negligência na prestação de socorro.

A Sindicância deverá apurar:
- Porque o serviço de Unidade de Suporte Básico (ambulância branca) não foi acionda para fazer a remoção da paciente até o Pronto Atendimento Municipal?
- Houve negligência por parte do atendimento do Pronto Atendimento, ou por parte da equipe de motoristas?
- Além de apontar os possíveis responsáveis e tomar medidas cabíveis que podem levar a exoneração de eventuais culpados.