Prefeita Lili Aymar assina contrato de concessão da nova empresa de transporte público municipal, que começa a operar nesta segunda-feira (26/02), em Araçariguama
Publicado em 23/02/2018

O transporte público coletivo urbano de Araçariguama encontra-se em fase de transição entre a atual empresa concessionária dos serviços e a nova empresa contratada pela Prefeitura, a Viação Rio Pardense Ltda, vencedora do processo de licitação (Concorrência Pública 06/2017 Processo 104/2017), que fará operação dos serviços, durante um período de 10 anos consecutivos.

Durante a semana, na sede administrativa da Prefeitura de Araçariguama, representantes da Administração Municipal dos setores de Transporte, Demuttrans, Controladoria, Licitação, Educação e Administração reuniram-se com o setor operacional da empresa, a fim de traçarem os próximos passos para a viabilização do transporte público.

Ficou definido então que a Viação Rio Pardense assume as linhas municipais e que, gradativamente, realizará as alterações necessárias, conforme descrição no contrato firmado com a Prefeitura.

Entre elas estão a implantação da integração, onde os passageiros poderão circular através de bilhete único, por diversos pontos e locais da Cidade, partindo sempre da rodoviária municipal, que passará por ampla reforma e readequação, no sentido de facilitar a implantação do novo sistema. Também ficou acordado que, a nova frota poderá ter idade média dos veículos de no máximo 5 anos de uso e, que em até 30 dias serão implantadas outras novas 5 linhas circulares, partindo das cinco regiões da Cidade e passando por todos os bairros, ampliando desta forma os horários e benefícios para a população.

A fiscalização do transporte público municipal ficará por conta do Demuttrans e setor de transportes.

Em nota, a Prefeitura de Araçariguama pediu aos usuários que tenham paciência nestes primeiros 30 dias de adequação e transição, para que a nova prestadora de serviço possa realizar as mudanças e melhorias necessárias.

“Estamos cumprindo mais um compromisso assumido em nosso Plano de Governo com a população que, finalmente, terá um transporte público com a qualidade e eficiência que merece. ”, ressaltou a prefeita Lili Aymar, dizendo ainda de sua satisfação em poder, após 25 anos de espera, apresentar ao Município o novo transporte público municipal, com transparência junto ao Tribunal de Contas, onde o contrato foi firmado de forma correta e adequada.

Assinatura de Contrato
A Prefeita Lili Aymar, assinou na tarde desta sexta-feira (23/02) a homologação do contrato entre o Poder Executivo e a empresa Viação Rio Pardense Ltda, para a operação do sistema de transporte coletivo urbano da cidade pelos próximos dez anos.

"Esse contrato vai garantir o transporte coletivo de qualidade, com segurança, com preço justo. Porque, até hoje, nós tínhamos a prorrogação de um contrato e isto era ruim para as empresas, ruim para a Prefeitura e ruim para os usuários. Qual era o investimento que um contrato com curto prazo de duração faria no transporte coletivo? Agora não, temos um contrato com as suas exigências, tem um prazo de duração razoável, então há possibilidade de investimento e necessidade. Temos um contrato e este contrato terá de ser cumprido na sua íntegra e, sendo cumprido na sua íntegra, vai garantir o transporte coletivo de qualidade que tanto nós queremos", declarou a Prefeita Lili Aymar.

A assinatura realizada no Gabinete, contou com a presença dos secretários municipais, Dr. Adriano Teodoro (Assuntos Jurídicos e Governo) e Michel Vicentine (Educação), Jeferson Ribas (Administração), do Controlador Geral – Moisés Arruda, dos Diretores Goretti Prestes (Licitação), Cristiano Dias (Transportes), José Carlos Trindade (Controladoria Geral), Sônia Pezzolato (Demuttrans), Helton Santos (Coordenador do Demuttrans) e Jair Donizete (Transporte Escolar), além dos representantes da Viação Rio Pardense Ltda, Samuel Silva Santos e Lima.

Redução na Tarifa
Outra novidade anunciada pela prefeita Lili Aymar, foi a redução da tarifa de ônibus de R$ 4,35 para R$ 4,20, e tal iniciativa é parte importante das medidas para reformulação do Sistema de Transporte Público Municipal.

A nova concessionária dos serviços também deverá garantir as gratuidades ou descontos já previstos em leis (federais, estaduais e municipais), na esfera tangente à estudantes, idosos, pessoas com deficiência, algumas categorias especiais de trabalhadores, entre outros.

Garagem Vila Alumínio
Conforme anunciado em dezembro último, a garagem dos ônibus localizada na Vila Alumínio irá para um novo local e, esta mudança visa por solução final à questão que incomoda há anos os moradores do bairro da Vila Alumínio, os quais se vêem há anos obrigados a conviver com esta situação indesejada e que certamente prejudica- lhes em muito a sua qualidade de vida , no que diz respeito a barulho e tumulto no trânsito.

A garagem foi outro ponto bem debatido durante o processo licitatório e também fez parte das discussões para elaboração de Plano de Governo da prefeita Lili Aymar, que agora cumpre mais uma meta.

Transporte Escolar Municipal e Estadual
A Viação Rio Pardense e a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Educação e Demuttrans, analisam e estudam em conjunto a forma como será implantada esta nova fase do transporte escolar no Município e, se porventura , ocorrerão possíveis mudanças. Durante a reunião ficou acertado que até a tomada de decisão sobre o caminho futuro a ser tomado, a empresa deverá manter o sistema vigente em uso para o transporte de alunos.