Araçariguama participa do lançamento do Plano Regional de Turismo do Roteiro dos Bandeirantes
Publicado em 23/02/2018

Documento tem o objetivo de fomentar o Turismo das nove cidades que fazem parte do roteiro

A fim de fortalecer ainda mais o turismo municipal, a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo participou do lançamento do Plano de Turismo do Roteiro dos Bandeirantes, no SENAC Sorocaba (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), onde na ocasião foi apresentado o documento estratégico para o desenvolvimento potencial turístico das regiões que contemplam as nove cidades envolvidas.

O evento foi mediado por Rodrigo Amaral, gerente das unidades do Senac Sorocaba e Itu, com participação de Jorge Silveira Duarte, coordenador do Programa de Regionalização do Turismo do Senac São Paulo.

Elaborado pelos nove municípios abrangidos, sob a orientação do professor do SENAC, Felipo Abreu e, com o apoio da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional (PROTUR), o plano contempla informações para o planejamento da atividade turística nestes municípios que integram o roteiro.
Na ocasião, Araçariguama foi representada por Carlos Henrique Moraes Fhilippe, responsável pelo Departamento de Turismo do Município.

Roteiro dos Bandeirantes

Considerado como sendo um dos mais importantes de São Paulo, o Roteiro dos Bandeirantes é conhecido como o caminho traçado pelos desbravadores que saíram da Vila de São Paulo de Piratininga para explorar o território nacional, até então desconhecido, em busca de riquezas, e é integrado por Araçariguama, Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Salto, Itu, Porto Feliz, Tietê e São Roque, perfazendo juntas todas estas cidades, cerca de 180 quilômetros de trechos históricos.

O Plano Regional de Turismo elaborado para favorecer e fomentar potencial da Região Turística Roteiro dos Bandeirantes também tem a participação da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional (Protur), órgão gestor desta região que reúne esforços dos envolvidos na participação em feiras de turismo, com foco na promoção e estabelece networking para o desenvolvimento de ações em parceria, sempre numa perspectiva de trabalho regional.