Notícias Ver Mais Notícias


Prefeitura de Araçariguama adere ao Programa Federal “Mais Educação”
Publicado em 16/02/2018
Compartilhe:

Entre as principais ações, estão a garantia do assistente de alfabetização ao professor em sala

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez adesão ao Programa do Governo Federal “Mais Alfabetização”, que vai apoiar as escolas na alfabetização de alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Cumprir o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no que diz respeito ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo é um dos objetivos do programa Novo Mais Educação, instituído pelo Ministério da Educação, além de apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. Entre as principais ações, estão a garantia do assistente de alfabetização ao professor regente em sala de aula.

A expectativa é atender cerca de 500 estudantes do Sistema de Ensino Municipal. Haverá apoio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com recursos específicos para a contratação desses assistentes e para a realização de atividades voltadas às turmas de primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. O Secretário de Educação, Michel Vicentine, defende o apoio aos professores como importante ferramenta para melhorar a alfabetização das crianças de Araçariguama.

A Secretaria de Educação de Araçariguama conta com diversos programas educacionais, tais como: Uniso- Proeja, Projeto de Diálogo entre profissionais/Unicamp, Plantão Institucional do Instituto de Psicologia/Usp-Universidade de São Paulo, FDE, Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Plano Municipal de Educação, Adesão a Programas Federais(PRADIME,PROINFÂNCIA,BPC na Escola, Ensino Fundamental de 9 anos, ENEM, ANA, PNAIC, PAR, PDDE, PNLD, PBNE, PNATE, PNAE, Rede Etec Brasil, PROUNI, DVD Escola-Tv Escola), Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental, Plano Municipal da Primeira Infância, CCR-ViaOeste- Caminhos para Cidadania, Projetos Olho D´água/Gerdau, PVE-Programa Votorantim pela Educação, Cpfl nas Escolas, FEPP-Jovens Empreendedores Primeiros Passos/Sebrae, Escola de Pais, De um Ciclo para o Outro: Uma transição sem tumulto, Rubem Alves: Inovar-Educar-Humanizar, Fanfarra nas Escolas, Programa Saúde na Escola, Regulamentação de Centros de Formação Educacional, Oficinas Culturais, Programa Acuidade Visual, Programa Horta Educativa e Orientação Sexual- Tema Transversal.


© 2017 - Prefeitura Municipal de Araçariguama - Todos os direitos reservados.

R. Leopoldo da Silva, 1.000, Jd. Bela Vista, Araçariguama-SP, CEP 18147-000
Telefone: (11) 4136-4900