Araçariguama participa de lançamento do Observatório do Futuro e adota agenda da ONU para atingir metas até 2030
Publicado em 15/02/2018

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo-TCESP lançou no último dia 31 de janeiro o “Observatório do Futuro”, núcleo de agentes para monitorar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS, nas prefeituras e no governo estadual.

Os 193 países membros da ONU – Organização das Nações Unidas, após muitos anos de discussão, finalmente chegaram a um consenso a aprovaram em 2015 uma agenda para a promoção da governança democrática, a preservação da natureza e a erradicação da pobreza.

O plano propõe uma ação mundial em busca da paz e prosperidade para as pessoas e o Planeta. A agenda 2030 representa um acordo sem precedentes em torno do desenvolvimento sustentável, o que exigirá uma parceria global comprometida e séria para que os objetivos sejam atingidos.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o caminho proposto para a efetivação dos 17 objetivos e das 169 metas, e estão fundamentados nos três pilares do Desenvolvimento Sustentável: Crescimento Econômico, Inclusão Social e Proteção ao Meio Ambiente.

O Objetivo 1. Por exemplo: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares e a Meta 1.1: Até 2030, erradicar a pobreza extrema para tosas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia ou o Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos e a Meta 4.2: Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.

A Prefeita de Araçariguama Lili Aymar foi representada neste evento pelo Diretor Técnico da Controladoria Geral do Município, José Carlos Trindade, que ficará encarregado de acompanhar e difundir a agenda aprovada pela ONU, no município de Araçariguama.

Após tomar conhecimento da iniciativa do Tribunal de Contas e do Programa Observatório do Futuro para poder acompanhar a Agenda 2030 da ONU, a prefeita Lili Aymar mostrou-se muito satisfeita com a atitude dos governantes dos 193 países integrantes da ONU, que há tempos já se preocupam com o futuro da população mundial e afirmou que, exercendo a função de Prefeita e sempre concebendo-se como pessoa interessada em tão importante questão, estará empenhada em colaborar para que tal seja cumprida, completando ainda que espera que daqui há 12 anos, os objetivos tenham sido atingidos e a população mundial possa estar sim vivendo em condições mais dignas de harmonia e paz.

Maiores informações: https://nacoesunidas.org//pos2015/